10 DICAS DE ALIMENTOS QUE DÃO ENERGIA PRA QUEM VAI PEGAR ESTRADA

Todos sabemos que para tudo que vamos fazer é necessário energia, disposição e bem estar, nada melhor que você se sentir preparado e disposto a vencer todos os desafios do dia-a-dia, não é mesmo? Ainda mais quando sua profissão é dirigir durante longas horas em estradas desse Brasil de dimensões continentais. Ai a importância da disposição e energia dobra de tamanho.

Pensando no bem estar e na sua saúde, separamos aqui 10 alimentos fáceis de serem consumidos e que auxiliam na hora de trazer energia e bem estar para segurar a onda em longas horas de direção. Aqui vão eles:

Banana

Em primeiro lugar, é ela, a banana! Fácil de levar para todos os lugares, barata e extremamente importante para sua saúde. Com opções para todos os gostos (banana-da-terra, nanica, prata, maçã e ouro), a fruta é rica em carboidratos, vitaminas A, B1, B2 e C, fibras e minerais — o alto teor de potássio, em especial, previne cãibras, fraquezas musculares e até a apatia mental, o que podemos ressaltar que é essencial na vida do caminhoneiro! Imagina ter uma cãibra enquanto dirige?!

Aveia integral

A aveia integral é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, significa quefornece energia sem aumentar os níveis de açúcar no sangue, além de darsaciedade. Também é fonte de vitaminas do complexo B, que melhoram os níveis de produção de energia e a disposição. Que tal juntar ela com a banana para um lanche da tarde por exemplo?

Mel

Um adoçante natural e que se for utilizado da maneira correta, faz muito bem para a saúde!

O mel é constituído por dois tipos de carboidratos (glicose e frutose), tornando-o um alimento energético, aumentando a disposição e combatendo o cansaço. É fonte de vitamina C que é uma potente ação antioxidante, e vitaminas do complexo B que participam do metabolismo de produção de energia, e desintoxicação do organismo. Tudo de bom, não é mesmo? Além de ser uma delícia!

Chocolate amargo

Sim, isso mesmo, chocolate! O chocolate amargo é extremamente benéfico para a saúde. Além de ser uma ótima fonte de antioxidantes, ele retardada o envelhecimento precoce e auxilia na saúde do coração! Ele possui cafeína, o que ajuda o corpo a se manter alerta e mais disposto.

Oleaginosas

O nome parece ser meio difícil e pouco apetitoso, mas não é. As oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas) são boas fontes de proteína vegetal e gorduras insaturadas, nutrientes que atuam na redução da pressão arterial, do colesterol e dos triglicérides. Também possuem magnésio, cobre e selênio, que ajudam diminuir o estresse e melhoram a memória e a produção de energia. Você pode consumi-las em qualquer refeição!

Água de coco

Que delícia, essa fica difícil de alguém não gostar! Essa bebida energética natural é fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo! Ela ajuda na disposição, além de ser uma ótima fonte de hidratação, que é muito importante!

Chá-verde

Que tal um chazinho verde pela manhã? O chá verde é fonte de cafeína, substância considerada termogênica (acelera o metabolismo, aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal) e que aumenta a disposição. Também auxilia na melhora do humor e bem estar, pois possui um aminoácido que quando liberado em nosso corpo aumenta a produção de dopamina e serotonina.

Açaí

Que fonte de energia deliciosa! Fruto típico da região norte, que se popularizou por todo país. Rico em carboidratos, fornecem a energia necessária para o bom funcionamento do nosso organismo, sem falar que é fonte de gorduras insaturadas, ou seja, auxiliam no controle da pressão arterial e do colesterol. É rico em vitaminas C, B1, e B2 e antioxidantes.

Peixe

Um peixinho para o almoço ou jantar é uma ótima opção! Rico em ômega 3, faz bem à saúde cardíaca, sendo assim, um coração saudável transporta mais oxigênio, melhorando a circulação, a atividade cerebral e também os níveis de energia!

Folhas verdes escuras

Por último e não menos importante, inclua folhas verdes escuras em suas principais refeições. Repletos de vitaminas, proteínas vegetais e minerais, os vegetais folhosos escuros são fontes inesgotáveis de nutrientes que dão energia. Também têm antioxidantes, os quais retardam os efeitos do envelhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *