10 DICAS PARA TRANSPORTE DE CARGAS FRACIONADAS

Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

10 DICAS PARA TRANSPORTE DE CARGAS FRACIONADAS

O transporte de cargas fracionadas vem crescendo muito nos últimos anos, especialmente com a expansão do e-commerce. Além de tudo, é uma operação que embora demande gestão logística mais cuidadosa e complexa, oferece, em contrapartida, maior rentabilidade. Afinal de contas, em vez de um frete para levar uma carga completa, o operador lida com diversos fretes de cargas menores.

Trabalhar com cargas fracionadas otimiza os custos. Já que um mesmo veículo carrega diversas cargas com diferentes valores de frete. O freto normalmente é calculado por peso ou, ainda, volume. Afinal de contas, uma carga leve, como uma moderna TV de LED, por exemplo, tem grande volume. É possível cobrir longas distâncias, levando mercadorias diversas de um estado a outro ou, ainda, fazer operações logísticas dentro dos centros urbanos.

Para se trabalhar bem com carga fracionada é preciso levar em conta os custos de manuseio, o processo de carga e descarga das encomendas, a segurança na entrega e o cumprimento dos prazos. Preparamos 10 boas dicas para você que pensa em começar a trabalhar com este tipo de transporte.

  1. Rastreamento do veículo

Não importa se você tem um ou mais veículos para fazer este trabalho de transporte de cargas fracionadas, tenha em mente que é fundamental ter o rastreamento. Além da questão de segurança, este tipo de cliente quer monitorar o passo a passo de todo o processo e, via de regra, que saber a hora que o produto será entregue.

  • Organize a carga

Separe a carga de acordo com o tamanho e peso. Melhor seria deixar um veículo apenas para cargas maiores e outro para cargas menores. Caso não seja possível, trace o roteiro para entregar primeiro as cargas menores e, por fim, as maiores. Lembre-se que cargas mais pesadas podem, eventualmente, danificar cargas mais leves.  

3. Planejamento das rotas

Antes de sair para fazer as entregas, faça um cuidadoso planejamento de toda rota considerando o item acima (cargas mais pesadas devem ser entregues primeiro, depois as mais leves). Há bons aplicativos para planejamento de rotas e o Google Map pode ser uma boa alternativa.

4. Cadastro dos clientes

Se você mantiver separado o cadastro daqueles clientes que sempre fazem encomendas pequenas, pode depois calcular melhor os prazos de entrega e frete. Sabendo de quanto em quanto tempo aproximadamente cada cliente faz pedidos, é possível planejar melhor a entrega fracionada.

5. Organização da carga

Aproveite o cadastro de clientes e faça entregas separadas, de acordo com a área de atuação de cada um. Se há entrega de eletroportáteis, calçados, peças delicadas e outros itens, vale a pena unificar ao máximo as cargas semelhantes. Assim, você pode organizá-las melhor e evitar problemas com a segurança na entrega.

6. Atenção aos prazos de entrega

Por envolver muitas entregas, é possível que a rota total acabe levando mais tempo. Lembre-se de levar isso em consideração na hora de planejar a dinâmica. Assim você evita extrapolar os prazos de entrega e desgastar seu relacionamento com os clientes. Pense, inclusive, em trabalhar com prazos maiores.

7. Calcule o custo-benefício da viagem

Calcule o custo da rota, incluindo a remuneração do motorista, os gastos com combustível e pedágio, o desgaste do veículo e outras variáveis. Em contrapartida, avalie a somatória dos fretes pagos e veja o retorno financeiro que cada viagem traz. Dessa forma, você saberá se está no caminho certo.

8. Faça seguro

Pode parecer óbvio dizer isso, mas há quem prefira correr riscos. Reforçamos, não se arrisque. Não vale a pena. Com carga fracionada, menos ainda. Faça gestão de risco e seguro de seu veículo e, sempre, da carga.

9. Cuidado com o veículo

Carga fracionada é mais rentável mas as exigências são também maiores. O prazo é o ponto mais crucial. Para não correr risco, prefira trabalhar com veículos mais novos e seja rigoroso com manutenção preventiva. Não use peças piratas jamais.

10. Escolha bem o implemento

Na hora de optar pelo implemento, pesquise no mercado e busque o equipamento que possa te oferecer a melhor eficiência logística. Equipamento errado pode te causar dor de cabeça.

1 comentário em “10 DICAS PARA TRANSPORTE DE CARGAS FRACIONADAS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *