CAMINHONEIRO DE PRIMEIRA VIAGEM?

Preparamos essas dicas para você que está iniciando sua carreira como caminhoneiro, uma das profissões mais importantes do País e do mundo, responsável pelo crescimento e movimentação de riquezas.

Se você é essa pessoa, já deve ter percebido que é necessário muito mais do que só uma habilitação especial e um caminhão para ser caminhoneiro. Existem algumas dicas que muitos não dão importância, mas que pode fazer toda a diferença para aqueles estão começando nesse ramo, segue algumas delas:

  1. Documentação e licenças! Primeiro de tudo, pode parecer besteira, mas é muito importante que você tenha seus documentos em dia, carteira de habilitação, documentos do caminhão e referentes à carga que você está transportando. Tudo isso deve ficar com acesso fácil de ser encontrado dentro da cabine.
  • Não fique na mão! Sempre faça manutenções em seu caminhão, antes de iniciar a viagem, realize você mesmo uma inspeção no veículo, confira o sistema de freios, a parte elétrica, o sistema de ar, a pressão do óleo e analise a situação dos pneus, caso perceba algo diferente em seu equipamento procure por um especialista
  • Fique atento à segurança! Sua segurança em primeiro lugar, sem esquecer a do caminhão e também a da carga que será transportada. Tenha um seguro para seu caminhão e também para sua carga e sempre escolha as rotas mais seguras. Pare o veículo apenas em locais movimentados e bem iluminados.
  • Economize! Planeje os gastos durante sua rotina principalmente com alimentação. Caminhoneiros veteranos aconselham a cozinhar suas próprias refeições e sempre guardar uma porção para a próxima parada. Assim você ganha tempo e evita paradas e gastos desnecessários.  
  • Planeje suas rotas! Um bom caminhoneiro sempre estuda com atenção as possibilidades de rotas e escolher aquelas que, antes de serem as mais curtas, sejam as mais seguras, importante também a questão de qualidade do asfalto e trânsito até questões como roubos e assaltos; Não caia em furadas que te façam gastar mais do que o planejado!
  • Tenha paciência e cuidado! Por dirigirem veículos maiores que os demais, os motoristas de caminhão precisam ter um cuidado redobrado para não causar acidentes. Confira se os espelhos retrovisores estão no ângulo correto, nunca dirija em alta velocidade e respeite a sinalização. O seu cuidado é essencial para um melhor trânsito para todos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *