CINCO DICAS ÚTEIS PARA QUEM PREFERE DIRIGIR DURANTE A NOITE

Dirigir durante a noite pode ser uma boa forma de otimizar frete, o tráfego é menos intenso e o tempo é mais fresco, sendo assim, o desgaste tanto para o motorista quanto para o caminhão, é menor.

Para que tudo corra bem durante a viagem, é necessário que o motorista tenha alguns cuidados, pois dirigir no período noturno requer mais atenção na condução e também nos detalhes da manutenção do veículo, porque não é nada legal ou seguro, ficar na mão no meio da noite, não é mesmo?

Separamos aqui algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa:

  1. É importante sempre estar com a manutenção em dia

À noite, a visibilidade é menor, o asfalto está mais frio, causando assim a diminuição da aderência e muitas vezes o sereno pode deixá-lo úmido. Verificar o funcionamento dos faróis dianteiros e das luzes traseiras é essencial.

Não podemos esquecer da calibragem dos pneus também, com o asfalto frio, é mais difícil gerar temperatura na borracha, o que compromete a estabilidade caso o equipamento não esteja funcionando corretamente.

  • Se vai trabalhar à noite, descanse durante o dia

Para realizar qualquer trabalho bem feito é necessário estar descansado. Nosso corpo é “programado” para dormir no período noturno, se mantendo ativo ao longo do dia, portanto se você pretende fazer uma longa jornada à noite e aproveitar as vantagens de viajar nesse horário, é preciso literalmente trocar a noite pelo dia; não estamos falando daquele cochilo após o almoço, mas sim de dormir no mínimo oito horas por dia!

  • Esteja atento ao uso dos faróis

À noite é preciso atenção na hora de alternar entreluz alta eluz baixa. O farol alto só deve ser usado em trechos ermos, sem outros carros na sua faixa ou em sentido contrário. O seu acionamento ofusca aos outros motoristas e podendo até causar acidentes graves pela falta de visibilidade.

  • Diminua a velocidade

À noite a visibilidade é menor portanto, a velocidade precisa ser reduzida, para segurança de sua viagem.  Se em uma determinada via, a velocidade permitida é de 80 km/h, procure trafegar a, no máximo, 70 km/h.

  • Use óculos escuros ao entardecer

Cuidado com o lusco-fusco. A posição do sol nesse período atrapalha a visão do motorista, pois ele fica exatamente na linha dos olhos, ofuscando sua visão. Por isso, o mais indicado é utilizar óculos escuros, que filtram os raios solares e tornam a viagem mais confortável esegura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *