DICAS DE CUIDADOS COM OS PNEUS DO SEU CAMINHÃO

Você sabia que a vida útil dos pneus depende de uma manutenção cuidadosa do motorista?

Veja a seguir algumas dicas que preparamos para os cuidados com seus pneus:

  1. Limite de segurança

O desgaste máximo do pneu é de 1.6mm de profundidade dos sulcos. Abaixo disso o pneu já passa ser considerado “careca”. Atenção, pois trafegar com os pneus abaixo do limite é ilegal e o veículo pode ser apreendido.

  • Manutenção mecânica

Componentes mecânicos em mau estado podem interferir diretamente no estado dos pneus e ocasionar desgastes prematuros, além de insegurança. Amortecedores, freios, rolamentos, eixos e rodas agem diretamente sobre este componente.

  • Balanceamento de roda

O desbalanceamento das rodas, além de causar desconforto para o motorista, provoca perda de tração, de estabilidade, desgastes acentuados em componentes mecânicos e no próprio pneu. É preciso balancear as rodas sempre que surgirem vibrações e sempre que houver troca ou conserto dos pneus. Ficar atento a cada 10.000 km rodados.

  • Alinhamento de direção

Deve-se alinhar o veículo sempre que houver impactos na suspensão, na troca de pneus ou quando apresentarem desgastes irregulares.

  • Baixa Pressão

Este é um dos principais inimigos dos pneus. O descuido com a calibragem dos pneus traz sérias consequências para a durabilidade do produto.  

  • Excesso de Pressão

Pode causar desgaste, perda de estabilidade em curvas, rachaduras e maior propensão a estouros por impacto.

  • Rodízio dos Pneus

Por último e não menos importante, o rodízio serve para compensar a diferença de desgaste dos pneus, permitindo assim melhor estabilidade, especialmente em curvas e freadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *