DICAS IMPORTANTES NA HORA DE COMPRAR UM CAMINHÃO

Você tem o sonho de comprar um caminhão? Começar a utilizá-lo como sua principal fonte de renda? Ou quem sabe, receber várias oportunidades de trabalho e, com o passar do tempo, inclusive, ter sua própria transportadora, maximizando seus ganhos.

Para começar a colocar em prática este sonho, o primeiro passo é comprar um caminhão. Porém, isso nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? O alto custo deste tipo de veículo e outros fatores precisam ser friamente analisados quando você resolver tomar este importante passo em sua vida uma vez que caminhão não é carro de passeio e sim uma valiosa máquina de trabalho.

Separamos aqui, algumas dicas para que você possa decidir tudo isso com segurança:

1. É necessário conhecer suas necessidades

O primeiro passo é saber exatamente para o que ele será usado, o tipo de carga que será transportado, o tamanho e a força necessária.

Também é importante ter um planejamento financeiro, com perspectivas de ganhos com o veículo e também planilhar cuidadosamente os custos fixos da operação!

2 .Verifique a procedência!

Caso você escolha um caminhão usado, não se esqueça de maneira alguma verificar a procedência. É importante lembrar que os caminhões novos contam com garantia da fábrica e também com suporte da revendedora, na maioria da vezes, isso pode evitar muitos gastos futuros!

Se optar por um usado, consulte os débitos, antes de fechar a compra, consulte a documentação, faça uma avaliação mecânica (tenha antes o aplicativo S.O.S TRUCK e consulte a oficina confiável mais próxima à sua região), restrições e vistorias. Para isso, basta inserir números de placa e Renavam no site do Detran do seu estado.

Não se esqueça de desconfiar de ofertas muito generosas também!

3. Fique atento ao histórico de revisões!

Vai comprar um seminovo? Verifique o histórico de revisões e manutenções, uma boa dica, mais uma vez, é baixar o app S.O.S TRUCK e buscar uma mecânica especializada no tipo de caminhão que você quer adquirir. A avaliação de um mecânico especializado é importante para você não correr o risco de comprar um veículo com algum problema. Afinal de contas, se sua decisão é comprar um caminhão por certo seu objetivo é fazer frete e não ficar com o veículo parado.

Outros pontos que devem ser verificados antes da compra são: luzes do painel, troca de marchas em ordem, barulhos na suspensão, motor, freios, alinhamento, condições dos pneus e rolamentos! Fica esperto, estes itens, se estiverem com problemas, são os mais caros para fazer reparo ou substituição.

4. Defina a melhor forma de pagamento!

Independente de ser novo ou usado, defina qual a melhor forma de pagamento para você. Se tiver uma reserva financeira, considere pagar à vista, sendo assim, você economiza com os juros.

O consórcio é uma opção bastante atrativa, com ele você tem enormes vantagens comparando ao financiamento e você pode dar como lance o seu veículo usado inclusive. O consórcio funciona como uma poupança coletiva onde, a cada mês, as pessoas interessadas no mesmo item pagam um valor e concorrem ao sorteio em igualdade de condições.

Algumas outras vantagens do consórcio são: sem taxa de adesão, ausência das taxas de juros, menos burocracia e antecipação do prêmio. A desvantagem é uma só: se você não ter ao menos 30% do valor do bem em dinheiro para dar como lance, certamente não terá o veículo em mãos na hora que você deseja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *