DICAS PARA ALIVIAR A MENTE E EVITAR ESTRESSE EM PERCURSOS DE LONGA DISTÂNCIA

Sentir-se bem não significa apenas estar fisicamente apto e saudável – é igualmente importante para a saúde geral que os profissionais de transporte rodoviário se sintam bem mentalmente.

Dirigir por longas horas sozinho na estrada pode ter efeitos físicos e mentais prejudiciais à saúde e ao bem-estar do motorista, por isso é essencial saber como se cuidar na estrada. 

Veja algumas sugestões para manter a mente afiada e o ânimo elevado. 

Considere um companheiro de viagem

Se possível e permitido, considere um co-piloto sempre que puder, para ajudar a superar o isolamento da estrada comum à maioria dos motoristas de caminhão. Um cônjuge, outro parente ou até um animal de estimação no banco do passageiro pode ajudar a manter o ânimo quando você está fazendo uma longa viagem.

Valorize as boas amizades

Durante a viagem, sempre que houver uma pausa, converse com seus amigos e familiares. Não se isole. Informe sempre alguém mais próximo onde você está e se está se sentindo bem. Hoje é mais fácil do que nunca manter contato com entes queridos, portanto, certifique-se de fazê-lo, o que o ajudará a permanecer no chão e a se sentir apoiado pelos aparentemente intermináveis quilômetros de estrada. A boa notícia é que existem muitas maneiras diferentes de permanecer conectado. Mídias sociais, chamadas de vídeo, whatsapp, texto, e-mail. Mesmo um bate-papo rápido entre as paradas, além de reconfortante, pode fazer uma grande diferença no seu psicológico e ameniza a sensação de solidão.

Mantenha uma rotina

Mesmo que você não goste de rotina, procure, no seu dia-a-dia ter alguns hábitos rotineiros. Isso faz bem para sua mente. O cérebro humano precisa de algumas previsibilidades para funcionar melhor e de maneira mais saudável. Embora você passe a maior parte do dia ao volante, isso não significa que não possa oferecer alguma rotina a seu cérebro como: tomar seu café da manhã, almoçar, descansar um pouco após o almoço, tomar um café em algum momento da tarde, tentar almoçar dentro de uma faixa de horário certa e ter, na medida do possível, uma hora certa para dormir. Acredite, alguma rotina vai te fazer muito bem.

Exercite-se quando possível

Passar longas horas ao volante pode gerar dores nas costas e articulações. O exercício não ajuda apenas a mantê-lo em boa forma física, mas também é ótimo para manter um bom estado mental, acrescentando confiança e ajudando no sono. Tente adicionar alguma atividade física sempre que possível para manter sua saúde mental afiada.

Mantenha uma boa dieta

Assim como o exercício, uma dieta equilibrada é importante para o seu corpo e auxilia para um bom estado mental. Embora possa ser difícil fazer escolhas alimentares saudáveis na lida estradeira, faça o possível para tentar e verá os benefícios em seu nível de energia, humor e bem-estar geral.

Traga alguns confortos de casa

Embora a cabine do seu caminhão possa ser pequena, isso não significa que não pode abrir espaço para alguns lembretes reconfortantes de casa. Algumas fotos e pequenas decorações podem ajudar você a se manter positivo e confortável ao dirigir.

Mantenha sua mente ativa

Mantenha seu cérebro ativo e ocupado enquanto dirige, ouvindo músicas, podcasts ou audiolivros. Você pode usar bem esse tempo de condução expandindo seu conhecimento e horizontes.

Ser motorista de caminhão é um trabalho árduo, mas não precisa te queimar mental e fisicamente. Use as dicas fornecidas aqui para manter um estado mental saudável quando estiver dirigindo.  Dito isto, não esqueça também de aproveitar ao máximo seu tempo de inatividade. Encontre momentos preciosos fora da cabine do seu caminhão, mesmo durante uma jornada, para relaxar um pouco, bater um papo com amigos ou simplesmente para tirar um bom e reconfortante cochilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *