EXERCÍCIOS PARA CAMINHONEIROS QUE PASSAM A MAIOR PARTE DO TEMPO NA ESTRADA

É complicado manter a forma quando se fica a maior parte do tempo sentado e o caminhoneiros sabem bem disso. Dores no corpo, cansaço e indisposição podem ser causados por conta de horas e horas que esses profissionais passam na mesma posição dirigindo.

Por conta desse problema e de nem sempre, ou melhor, raramente ou nunca o lugar de parada de descanso dos motoristas, conter alguma estrutura como academia, alimentação saudável e etc, separamos aqui algumas dicas práticas e rápidas de exercícios que você pode fazer contando com poucos equipamentos ou apenas o peso do seu corpo. Com um pouco de criatividade e força de vontade, é possível manter a forma e a saúde em dia, não é mesmo?

Alongamento

O alongamento é muito importante para quem fica muito tempo na mesma posição, como os caminhoneiros. Após passar horas e horas sentado, é necessário alongar os músculos, movimentando seu corpo, relaxando a musculatura e assim prevenindo lesões por esforço repetitivo e de dores na coluna, o que é muito comum.

Para fazer um bom alongamento, você pode usar a própria estrutura do seu caminhão, por exemplo, os pneus traseiros têm uma boa altura para você posicionar os pés sobre eles e alongar os músculos das pernas, para os braços podem ser utilizadas as quinas da carroceria e podendo também esticá-los, aproveitando a altura da caçamba.

Faça paradas estratégicas, pare na hora das refeições e também para descansar, o alongamento deve ser feito a cada parada. Ao parar, desça do caminhão e faça um alongamento completo em todo o corpo. Mantenha a posição para cada membro por, pelo menos, um minuto.

Caminhada ou corrida

A corrida é um esporte excelente para qualquer pessoa, pois acelera os batimentos cardíacos, diminui o peso e reduz os índices de colesterol, além de ajudar no combate a doenças como diabetes, hipertensão e outras.

Antes de iniciar o dia de trabalho por exemplo, que tal correr por 15 minutos ou até mesmo caminhar em um ritmo mais acelerado caso não consiga correr no início? Com pouco tempo do seu dia você terá um resultado incrível, sem falar que ao iniciar o dia com exercícios, você tem mais disposição durante o trabalho.

Só fique atento para não começar a se exercitar antes de procurar um cardiologista e realizar um check-up completo.

Pular corda

Pode parecer só uma brincadeira, mas transformou-se em um exercício muito indicado por profissionais de educação física. Trata-se de uma atividade muito eficiente, prazerosa e simples de fazer em qualquer lugar.

É simples, você só irá precisar de uma corda adequada para a sua altura, para saber o tamanho correto, fique de pé e pise no meio da corda, segurando as extremidades com as mãos. Ao esticar as pontas da corda para cima, elas devem ficar na altura da sua cintura.

10 minutos por dia é o suficiente, pule devagar, respeite seu corpo e seu tempo, pare sempre que estiver cansado.

Caso esteja muito sedentário ou acima do peso, comece com uma leve caminhada todos os dias, evolua para uma corrida e somente após isso comece a pular corda.

Musculação leve e abdominais

Você sente dor nas costas depois de muito tempo ao volante? Pois a razão pode estar no seu abdômen. Isso mesmo! A musculatura abdominal é responsável por manter o equilíbrio de todo o corpo e se ela estiver atrofiada, a sua coluna pode sofrer.

É simples, você precisará de um colchonete simples de ginástica, fácil de encontrar em diversas lojas e pesos de por exemplo 5kg para os braços, também encontrados facilmente, os dois objetos não são caros e também ocupam pouquíssimo espaço, tranquilo vai?

Faça algumas séries rápidas, por exemplo 5 séries de 10 repetições de cada exercício e já está de bom tamanho.

Essas foram algumas dicas para você caminhoneiro que trabalha muito tempo sentado na mesma posição, são simples, fáceis e requerem pouco tempo do seu dia, vale a pena começar.

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