O MAIOR CAMINHÃO DO MUNDO

Você imagina qual é o tamanho do maior caminhão do mundo? Quanto ele pesa ou quanto ele é capaz de carregar? Quanto você acha que um caminhão é capaz de carregar? Já tem seu chute? Pois bem, apresentaremos aqui o maior, mais pesado, o incrível e em primeiríssimo lugar do maior caminhão do mundo.

BelAZ 75710 é o nome deste gigante. Fabricado em 2013 na República de Belarus, um país sem saída para o mar localizado na Europa Oriental, pela empresa BelAZ, fabricante bielorrussa de equipamentos de transporte e terraplenagem sediada em Zhodzina. A fábrica começou em 1948 e produziu mais de 120.000 veículos para uso na União Soviética. Este pesadão é o maior caminhão minerador por capacidade e volume de carga do mundo.

Seu tamanho? São impressionantes 20,6 metros de comprimento, 9,87 metros de largura e 8,16 metros de altura.

 Aí você se pergunta: “Mas quais pneus seriam capazes de aguentar tudo isso?”. Os pneus utilizados são da Michelin modelo 59/80R63, também considerado o maior pneu do mundo, não poderia ser para menos não é mesmo? Cada unidade desses pneus tem 4,03 metros de diâmetro e 1,50 metros de largura, pesando mais de 5 toneladas e podendo transportar uma carga de mais de 100 toneladas por pneu. Cada “pequeno pneu” desses contém 890kg de aço. Incrível, não?

O peso do BelAZ 75710 é de 360 toneladas vazio, isso mesmo, 360 toneladas sem transportar nenhuma carga, somente ele! Ele pode chegar a até 64km/h ou a 40km/h quando carregado.

O bruto é capaz de carregar 450 toneladas de pedra, terra e outros materiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *